Biotecnologia

Facilitando sua Conclusão do que seja a Biotecnologia!
Definição mais ampla, a biotecnologia é uma área multidisciplinar que utiliza princípios científicos como a microbiologia, bioquímica, genética, engenharia química, entre outros, no processamento de materiais por agentes biológicos (microrganismos, células, moléculas) com várias contribuições à sociedade.

O que é biossegurança:

É uma medida surgida no século XX, voltada para o controle e a minimização de riscos advindos da prática de diferentes tecnologias, seja em laboratório ou quando aplicadas ao meio ambiente. A Biossegurança é regulada em vários países no mundo por um conjunto de leis, procedimentos ou diretivas específicas.

Áreas de atuação da biotecnologia!

A área de Biotecnologia vem sendo fortemente influenciada pelo fenômeno da globalização e pelas mudanças do ambiente institucional em função de novas leis de propriedade industrial e de biossegurança.
No Brasil, a biotecnologia integra a base produtiva de diversos setores da economia, os quais representam parte considerável das exportações nacionais, influenciando a demanda por inovações tecnológicas nos principais setores usuários de biotecnologia no País.
Técnicas como proteoma e genoma, engenharia genética de plantas, reprodução e clonagem animal já estão disponíveis, bem como técnicas avançadas de análise de produtos destinados à exportação, que podem ser relevantes para garantir qualidade para exportação e mercado interno.
Também a biossegurança de produtos geneticamente modificados são exemplos de aplicação da biotecnologia e se traduzem como gargalos e oportunidades a serem incorporados ao desenvolvimento da região Nordeste, para suprir demandas tecnológicas de importantes cadeias produtivas em vários segmentos da economia, vinculando-as a demandas de setores como a saúde, energia e agronegócio.

Entendendo melhor o que é Biotecnologia?

Biotecnologia é o conjunto de técnicas que permite à Indústria Farmacêutica cultivar microrganismos para produzir os antibióticos que serão comprados na Farmácia.
Como é Biotecnologia o saber que permite cultivar células de morango para obter mudas comerciais.
E também é Biotecnologia o processo que permite o tratamento de despejos sanitários pela ação de microorganismos em fossas sépticas.

É preciso saber que a biotecnologia se enontra em nosso cotidiano, e nem damos atenção a isso, vejamos abaixo alguns exemplos.

CONHECIMENTO: Microbiologia, Bioquímica, Genética, Engenharia, Química, Informática.
BENS: Alimentos, Bebidas, Produtos Químicos, Energia, Produtos Farmacêuticos, Pesticidas, etc.
AGENTES BIOLÓGICOS: Microrganismos, Células e Moléculas (Enzimas, Anticorpos, DNA, etc.).
SERVIÇOS: Purificação da água, Tratamentos de resíduos, Controle de poluição, etc.