Biotecnologia

Facilitando sua Conclusão do que seja a Biotecnologia!
Definição mais ampla, a biotecnologia é uma área multidisciplinar que utiliza princípios científicos como a microbiologia, bioquímica, genética, engenharia química, entre outros, no processamento de materiais por agentes biológicos (microrganismos, células, moléculas) com várias contribuições à sociedade.

O que é biossegurança:

É uma medida surgida no século XX, voltada para o controle e a minimização de riscos advindos da prática de diferentes tecnologias, seja em laboratório ou quando aplicadas ao meio ambiente. A Biossegurança é regulada em vários países no mundo por um conjunto de leis, procedimentos ou diretivas específicas.

Áreas de atuação da biotecnologia!

A área de Biotecnologia vem sendo fortemente influenciada pelo fenômeno da globalização e pelas mudanças do ambiente institucional em função de novas leis de propriedade industrial e de biossegurança.
No Brasil, a biotecnologia integra a base produtiva de diversos setores da economia, os quais representam parte considerável das exportações nacionais, influenciando a demanda por inovações tecnológicas nos principais setores usuários de biotecnologia no País.
Técnicas como proteoma e genoma, engenharia genética de plantas, reprodução e clonagem animal já estão disponíveis, bem como técnicas avançadas de análise de produtos destinados à exportação, que podem ser relevantes para garantir qualidade para exportação e mercado interno.
Também a biossegurança de produtos geneticamente modificados são exemplos de aplicação da biotecnologia e se traduzem como gargalos e oportunidades a serem incorporados ao desenvolvimento da região Nordeste, para suprir demandas tecnológicas de importantes cadeias produtivas em vários segmentos da economia, vinculando-as a demandas de setores como a saúde, energia e agronegócio.

Entendendo melhor o que é Biotecnologia?

Biotecnologia é o conjunto de técnicas que permite à Indústria Farmacêutica cultivar microrganismos para produzir os antibióticos que serão comprados na Farmácia.
Como é Biotecnologia o saber que permite cultivar células de morango para obter mudas comerciais.
E também é Biotecnologia o processo que permite o tratamento de despejos sanitários pela ação de microorganismos em fossas sépticas.

É preciso saber que a biotecnologia se enontra em nosso cotidiano, e nem damos atenção a isso, vejamos abaixo alguns exemplos.

CONHECIMENTO: Microbiologia, Bioquímica, Genética, Engenharia, Química, Informática.
BENS: Alimentos, Bebidas, Produtos Químicos, Energia, Produtos Farmacêuticos, Pesticidas, etc.
AGENTES BIOLÓGICOS: Microrganismos, Células e Moléculas (Enzimas, Anticorpos, DNA, etc.).
SERVIÇOS: Purificação da água, Tratamentos de resíduos, Controle de poluição, etc.

Apresentação!

BIOTECNOLOGIA integra um conjunto de tecnologias habilitadoras que possibilitam utilizar, alterar e otimizar organismos vivos ou suas partes funcionantes, células, organelas e moléculas, para gerar produtos e processos e serviços especializados com aplicações diversas nas áreas de saúde, agropecuária e meio ambiente. Neste contexto estão incluídas as pesquisas sobre transgênese, genômica, proteômica, terapia gênica, nanotecnologia, entre outras, que estão revolucionando vários segmentos da biotecnologia, apresentando grandes perspectivas para desdobramentos ainda nesta década. Por exemplo, são grandes as expectativas em relação aos benefícios que serão proporcionados pela era pós-genômica.
O governo brasileiro, reconhecendo a importância deste segmento para o desenvolvimento do país, priorizou a biotecnologia no âmbito do Política Insustrial, Tecnológica e de Comércio Exterior - PITCE como uma área portadora de futuro, visando a implemetação de iniciativas direcionadas para o fortalecimento da base científica e tecnológica, a ampliação da capacitação de pessoal especializado, a modernização e consolidação da infra-estrutura existente, de modo a criar ambiente favorável ao desenvolvimento de bioindustrias.

Nenhum comentário: